Faz sentido o aumento de preço do Gamepass?

Douglas Barres
3 Min Leitura

O Gamepass por anos foi algo sempre bem fora da curva: uma lista gigante de jogos e ainda com um preço bem acessível. Mas agora em Outubro de 2025 o pessoal do Xbox chega e anuncia que vai aumentar o dobro do preço da sua assinatura mais cara. Para nós brasileiros é um tapa na cara, sem dúvidas. Mas esse aumento faz sentido?

Desde os primórdios, acredito que o Gamepass foi um chamarisco: seu preço acessível sempre serviu para atrair mais gente. Por mais que a Microsoft poderia estar perdendo dinheiro anos atrás com o serviço, sua base sólida de fãs que foi adquirida com os anos só serviu de pavimento para o que tivemos agora nesse anúncio de aumento dos preços.

A Microsoft sabe o poder que tem em mãos: uma base sólida de assinantes que muito provavelmente não vai largar o osso, mesmo com esse aumento exorbitante do preço. Eles tem um catálogo gigante de jogos e com a promessa de que muitos mais virão, eles acreditam ter uma base para esse aumento de preços.

O Gamepass passou por uma fase de captação de usuários e agora entrou na fase de monetização pesada, então o foco é ganhar ainda mais em cima desse plano de negócios do Xbox. Aquela promessa de 75 novos jogos por ano é algo que reforça o motivo do aumento, mas não sabemos ainda se justifica. Os jogos estão ficando cada vez mais caros, principalmente para nós brasileiros, mas será que o preço deles está justificando suas qualidades?

Infelizmente para a pergunta do título desse artigo é: Depende. Não temos como saber o que se passa na cabeça do pessoal da divisão do Xbox da Microsoft.

Vale a pena continuar pagando esse preço alto para jogar os lançamentos do Ultimate? Se você gosta de jogar os lançamentos e eles realmente forem lançar 75 jogos por ano, sim, vale. Mas se você não gosta do fato de ter que alugar os jogos ou nem joa via streaming, provavelmente manter uma assinatura Ultimate não faz sentido para você.

TAGS:
Compartilhar esse Artigo
Seguir o Autor:
Fundador do Matilha Gamer. Gamer que começou no Super Nintendo com Super Mario World e hoje é viciado em documentar tudo que zera em seu backlog, desde JRPG's até Soulslikes.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários