O primeiro desses dois consoles ao qual eu tive acesso foi o Xbox Series X: saí de um PC, onde jogava na maioria das vezes jogos online, para um console de mesa fortíssimo. Não demorou muito para eu pegar também um PS5 e pronto, agora eu já estava no lado Console da força e não tinha mais volta.
Faz mais de 2 anos que estou com ambos os consoles e acredito que já sei o que gosto ou não gosto de ambos os consoles. Lembrando que esse comparativo vai ser mais voltado para as partes práticas. Quem quiser comparações de resoluções e velocidade de carregamento já deve ter vários comparativos pela internet. Eu vou focar nas coisas que eu, como gamer, sinto que precisam ser comparadas na prática.
Menus
Os Menus ou UI, como quiserem chamar essa parte da comparação, são importantes porque é onde passamos muito tempo, seja baixando jogos, navegando pela loja ou até durante as pausas das jogatinas.

PS5 Menu
A parte de listagem de jogos do PS5 eu realmente acho mais bonita que a do Xbox, mas o resto… Parece que tudo foi feito para dificultar a navegação do usuário. Precisa de muitos cliques para fazer coisas simples. A Sony precisa mexer, e muito, nos menus para deixar mais proveitoso para seus usuários.

Series X Menu
O menu do Xbox foi melhorando com o tempo e hoje em dia já está bem melhor. A sua navegação é bem melhor que a do PS5 para tudo: seja navegar pela loja ou até abrir o menu para responder alguém que enviou mensagem.
Controles
Os controles são algo bem pessoal. Eu cresci jogando no controle do Super Nintendo e depois já pulei para o PS1, PS2, PS3 e só depois fui ter contato com os controles de Xbox. Para mim, um dos melhores controles que já usei foi o de Xbox 360.
PS5
O DualSense do PS5 para mim é bem melhor que o controle da atual geração do Xbox. Já que eu tenho mãos grandes, achei a pegada do DualSense muito melhor. Eu não gosto muito de a “cruz” não ficar como fica no Xbox, mas é algo que dá pra relevar. A única coisa que eu odeio com todo meu coração nesse controle é a função touch, a qual nunca uso.
Mas o fato de sair som dele e poder ser usado como microfone é um avanço enorme em relação ao controle de Xbox.

Xbox
Como eu disse antes, eu amava o controle de Xbox 360 por ele ser bem grande. Mas parece que a partir do Xbox One a Microsoft diminuiu o tamanho do controle e foi isso que fez ele cair no meu conceito. Não me entendam mal, tudo no controle é bom, mas ele ser menor acaba me chateando um pouco. Mas nessa categoria não tem como: devido a tantas funcionalidades a mais no controle do PS5, ele sai o vencedor.
Gamepass vs PS Plus
O Gamepass foi por muito tempo o queridinho dos gamers e não era à toa: abrangia tanto os caixistas que tinham console e até quem jogava pelo PC. Mas o aumento de preço da mensalidade Ultimate fez muitos virarem o olho para o serviço.
A PS Plus, por outro lado, nunca lançou jogos Day One para assinantes (o que o Gamepass sempre faz) e tem um catálogo bem mais enxuto que o Gamepass.

Gamepass
Esse aumento de preço da última categoria Ultimate do Gamepass pode ter sido um fator enorme para fazer o serviço decair. Eu não culpo ninguém por cancelar suas assinaturas, ainda mais quando sabemos como é a realidade dos brasileiros. Infelizmente o Gamepass só vale a pena para quem joga todos os lançamentos Day One, caso contrário é melhor deixado de lado.

PS Plus
Eu paguei a PS Plus somente quando eu comprei o PS5 e joguei a maioria dos jogos do catálogo. Depois disso confesso que não me agradou tanto manter a mensalidade pela falta de entrada de jogos interessantes. No fim, ambos os serviços ficam a desejar e varia muito no quesito gosto do jogador pelos jogos que eles têm.
Gravações
A função embutida de Gravações é algo que já usei muito no Series X, mas hoje em dia não uso tanto. Nesse quesito ambos apresentam as mesmas funções: começar a gravar manualmente; gravar os últimos X minutos; e tirar fotos.
Se fosse para escolher um melhor, seria o do Series X, que dá mais opções para ajustar a qualidade de saída dos clipes que gravamos nos últimos X minutos.
Retrocompatibilidade
A Retrocompatibilidade é algo muito importante porque, bem, quanto mais jogos, melhor.

PS5
A Retrocompatibilidade de jogos físicos do PS5 só funciona até o PS4. Na parte de jogos digitais, aos poucos eles adicionam games clássicos em um tier específico da PS Plus, mas ainda faltam muitos exclusivos de peso como Infamous 1 e 2. Nessa parte a Sony deixa muito a desejar.

Xbox
A lista de jogos retrocompatíveis do Xbox é gigante. Você pode simplesmente pegar um jogo de Xbox 360 físico, colocar no console e sair jogando. A maioria dos grandes clássicos antigos podem ser jogados de forma física e digital. Essa parte é um dos pontos que mais pesa na escolha de um Series X para os nostálgicos.
Conclusão
Se eu fosse escolher um hoje em dia, com certeza seria o Series X. Acredito que o PS5 sempre pesou para a maioria por causa dos exclusivos, mas para mim nunca foi o caso. Mesmo que agora os exclusivos do PS5 estejam bem fracos, não é como se o Xbox estivesse lançando coisas muito fora do comum.
Os preços do Series X enquanto eu escrevo esse artigo estão bem altos no Brasil. Anos atrás eu paguei R$4000 no meu e hoje em dia na Kabum está R$6000. A maioria dos brasileiros, se fosse às cegas, comprava um PS5 e vai continuar comprando, já que ele anda muito mais barato.
