Backlog gamer: do iniciante ao avançado

Douglas Barres
6 Min Leitura

Explicando de cabeça e sem estudar muito termos nerds: Backlog gaming é o fato de catalogar os jogos já zerados, como também listar os próximos jogos e até listar os que dropamos no meio do caminho.

Backlog ajuda aquelas pessoas que tem milhares de jogos na Steam (ou talvez catálogo Gamepass ou PS Plus) e nunca sabe o que jogar. Ou aquelas que gostam de registrar tudo que jogam.

Nesse artigo vou tentar passar um pouco sobre backlog gaming, já que eu registro tudo que eu jogo desde o começo de 2020.

Quem deve fazer?

Principalmente aqueles que tem vários jogos, sejam físicos, biblioteca digitais, o que for, que nunca sabem o que jogar. O mais importante do Backlog para mim é listar o que eu tenho para jogar a seguir.

Também pode ser interessante para quem gosta de catalogar, fazer uma mini (ou grande) review, dar nota, e por aí vai. Para isso também tem vários sites (que vamos falar mais sobre).

Quem não deve fazer?

Quem ficar muito ansioso vendo aquela lista gigante de jogos pendentes que provavelmente demorarão anos para serem completados. Quem já tem backlogs suficientes no trabalho e só quer chegar em casa e jogar. Fecha esse artigo e vai jogar.

Dicas essenciais antes de você começar um Backlog

Dado a minha experiência registrando tudo que eu zero, tenho várias considerações que podem ajudar quem está interessado em começar a catalogar também:

  • Não sinta-se obrigado a zerar jogos e nem culpado por dropar. Por mais que muita gente gosta de um jogo, você não é obrigado a gostar. Se você está jogando algo e não está divertindo, é melhor deixar de lado e ir jogar outra coisa. As vezes ou você não está no clima para jogar tal jogo ou você descobriu algo que não gosta nos jogos.
  • É normal se intimidar com a lista de jogos pendentes e também é normal querer acabar com essa lista de pendências de uma vez. Mas quando terminar, o que você vai fazer? Esse é o ponto. Listas de jogos pendentes é algo muito bom de se ter vários jogos porque você sempre vai ter algo para jogar.
  • Não tenha medo de adicionar mais jogos a sua lista só porque já tem outros milhares de jogos adicionados. Vamos lembrar que o foco é organização, não rapidez para zerar todos jogos da sua lista. Porque no fim das contas, quanto mais jogos, melhor.

Métodos Automáticos e rápidos de fazer um Backlog

O mais rápido e prático é usar sites que foram feitos exatamente para isso: deixar os usuários catalogarem o que já jogaram e dar uma função para eles criarem listas de próximos jogos.

O que eu usei um tempo foi o HowLongToBeat. Mesmo sendo um site geralmente usado para checar a duração dos jogos, ele tem uma base muito boa para backlogs. Abaixo vou listar algumas alternativas de sites que foram feitos para isso:

Métodos Manuais para fazer um Backlog

O método manual que eu me refiro é na unha, começando do 0 fazendo uma planilha, algo que seja mais chato de ir atualizando. Como sou o maníaco das planilhas, não vi problemas em fazer assim e parece que muita gente não vê. Não é preciso ser um profissional em planilhas para fazer uma, sendo que hoje em dia muitas IAs facilitam o trabalho, tirando a facilidade de copiar a planilha de outras pessoas.

Para começar a minha, eu me inspirei muito na planilha do Cogumelando. O cara é fera e já zerou tanto jogo nessa vida que eu não quero nem começar a contar, então é uma bela referência para quem quiser ter uma base.

A minha eu comece mais simples, deixei mais avançada com o tempo e no fim voltei pro simples:

  • Aba de jogos pendentes com nome, horas para zerar, gênero e ano de lançamento.
  • Aba de jogos completados com os dados acima com uma nota e data que foi zerado.
  • Lista de jogos que vou rejogar. Faço isso com jogos que gostei muito e que ficaram coisas para trás, como sidequests de mundo aberto por exemplo

No fim para quem quiser algo ainda mais simples, qualquer aplicativo no celular que possa fazer checklists para colocar jogos pendentes já serve também.


Espero que tenham gostado desse artigo e que eu tenha conseguido passar tudo que eu saiba nessa empreitada gamer que é manter um backlog.

Compartilhar esse Artigo
Seguir o Autor:
Fundador do Matilha Gamer. Gamer que começou no Super Nintendo com Super Mario World e hoje é viciado em documentar tudo que zera em seu backlog, desde JRPG's até Soulslikes.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários