Como Arruinar Sua Experiência Jogando

Douglas Barres
10 Min Leitura

Aqui no site eu sempre trago conteúdo que pode deixar nossas vidas de gamer mais interessantes ou até dar uma luz para quem esteja com problemas. Desta vez venho destacar a maioria dos problemas que não deixam vocês aproveitarem bem seus jogos.

Ser apressado demais

Qualquer que seja o motivo, querer zerar um jogo logo é um péssimo sinal para sua diversão. Não importa a razão, a partir do momento em que você rushar o jogo, você começa a perder detalhes ou até a se divertir menos no processo.

Acredito que um dos motivos principais para alguém ter pressa de zerar um jogo é um backlog gigante. Temos que ver um backlog como um acervo de jogos que não vai fugir; ele vai ficar esperando a gente, não importa o tempo que for.

Querer completar tudo e cansar

Talvez seja o contrário do ponto anterior: jogar mais lentamente e querer completar tudo o que o jogo tem a oferecer. Vale destacar que não são todos os jogadores que aguentam essa enxurrada de conteúdo que os jogos oferecem de uma vez, ainda mais se a pessoa não for alguém que gosta de platinar jogos. Às vezes sair pegando 1250 penas pelo mapa só porque sim não é nada divertido.

O que eu recomendo é vocês jogarem só o que for interessante para vocês. O jogo tem sidequests interessantes mas ainda assim tem aqueles colecionáveis chatos? Só faça as sidequests! Não importa se nos status do jogo vão ficar X itens incompletos, você está jogando, não está completando uma lista de tarefas do seu trabalho.

Abandonar um jogo por causa da sua dificuldade

A dificuldade é bem relativa: o que eu acho difícil, talvez você que esteja lendo não ache. Cansei de conversar com jogadores de Dark Souls e, sobre alguns chefes que eu achava difíceis, tinha gente que até conseguiu passar de primeira. A dificuldade de um jogo varia muito porque depende de vários fatores e um dos principais é a experiência geral de um jogador.

Se você está gostando do jogo e ele tem a opção de diminuir a dificuldade, então faça. Não faz sentido parar de se divertir só porque travou em um chefe. Eu entendo que muitos têm uma questão de honra de nunca baixarem a dificuldade ou pedirem ajuda, mas nem todos são assim. Lembrem-se de que ninguém pode julgar como você joga os games que você comprou.

Para jogos single player que não têm opção de dificuldade (como Dark Souls), não vejo problemas em adicionar mods para deixar o jogo mais fácil. O real desafio desses jogos que não têm opções de dificuldade não são as mecânicas, e sim a persistência da pessoa em ficar tentando e tentando várias e várias vezes matar um chefe.

Não tenha medo de buscar ajuda

Eu sou um cara que odeia puzzles nos jogos e eu nunca vou deixar de jogar algo só porque fiquei encalhado em um. Nesses casos não vejo problema em buscar solução na internet. Nunca vou prejudicar a minha experiência por causa de um puzzle besta obrigatório que o dev achou interessante colocar no jogo.

Mas eu também sei que os jogos que são totalmente focados em Puzzle não vão me agradar. Então se eu fosse jogar games assim e ficasse a todo momento buscando soluções para os quebra-cabeças, eu não estaria me divertindo. E aí entra um outro ponto interessante de ser citado: cuidado com as informações em excesso que você busca sobre os jogos. Às vezes pode tirar toda a diversão do jogo.

Jogar algo com alguém que já jogou antes

…ou já está muito mais avançado no jogo. Isso vale principalmente para jogos de serviço ou até jogos single player que têm opção para jogar com mais pessoas. A graça da maioria dos games é jogarmos sozinhos enquanto descobrimos como fazer as coisas. A partir do momento em que você vai jogar Baldur’s Gate 3 pela primeira vez com um grupo de 3 amigos que já conhecem o jogo de cabo a rabo… sinceramente não acho que você vai aproveitar o jogo. A não ser que o foco aqui seja só a resenha entre vocês.

Em jogos de serviço pode ficar ultra chato jogar com amigos que já estejam muito avançados no jogo. Você vai ficar bem fraco se comparado a eles e se o jogo puxar inimigos do nível deles… prepare-se para morrer bastante (o que eu acho que não é muito divertido).

A minha dica geral nessa parte é: não se apresse para jogar com seus amigos. Se for um jogo single player, tire um tempo para jogar sozinho e aproveitar um jogo sem pressa. Se for um jogo de serviço: peça para eles criarem contas novas ou só jogue com eles quando ficar mais forte.

Medo de Ficar de Fora

Não jogue algo só porque está hypado no momento. Jogos como Baldur’s Gate 3, Expedition 33, entre outros, hyparam até para fora da bolha gamer e só porque muita gente está jogando, não quer dizer que você também precise jogar AGORA. Dê um tempo e jogue só quando você realmente (se) quiser jogar.

Eu gosto de lembrar que jogos são muito de momento: você pode estar em um bom momento para jogar alguma coisa, ou não. Se você se forçar a jogar algo só porque está hypado e não estiver com tanta vontade de jogar aquilo, ou não estiver no seu momento ideal, não vai aproveitar nada. E no fim você só vai ter dropado um jogo bom porque se forçou a jogar algo hypado.

Ficar dando “Load” demais após consequências

Esse é um ponto que varia de jogador para jogador. Mas em jogos onde suas ações têm consequências irreversíveis, como X-Com, a morte de um personagem pode traumatizar muitos jogadores. Ficar voltando e dando LOAD a cada coisa errada pode tirar o senso de emergência do jogo. Por outro lado, pode motivar novamente os jogadores a tentarem e não perderem tal personagem.

Isso também leva ao ponto dos “save states” de emuladores e jogos antigos. Muitos nem aproveitam direito os jogos retrô porque estão muito mal acostumados com esses saves rápidos. Tentem jogar sem ou só usem em momentos cruciais, vai melhorar bastante o gameplay.

Jogar muito cansado ou distraído

O brasileiro é um dos que mais pode sofrer nesse momento: trabalha o dia todo, passa umas 2 a 3 horas em ônibus lotados todos os dias. Eu admiro quem tem essa rotina e consegue sentar no fim do dia e jogar algo denso como Disco Elysium. Infelizmente nem todos conseguem ter essa concentração depois de um dia cheio e se você não conseguir, não vai conseguir aproveitar bem os jogos.

A minha recomendação para quem não consegue aproveitar os jogos por causa de cansaço é que tentem desligar a mente do serviço. Se jogos lentos como RPGs densos não ajudam você a distrair a sua cabeça, é melhor buscar jogos com mais ação, deixe os jogos parados para outro momento de mais tranquilidade.

Tiktok e Jogos Online

A dopamina que o Tiktok libera é a mesma que já conhecemos, mas ela é fásica, ou seja, ela libera em intervalos muito curtos. Não tem como comparar a dopamina de assistir vídeos curtos com a que um jogo single player vai liberar no seu cérebro. Se você acha que tem algo que possa estar fazendo você aproveitar menos os jogos ultimamente, com certeza o problema pode ser a quantidade de vídeos curtos que você assiste por dia.

Os jogos online também geralmente liberam bem mais dopamina que um jogo single player. Em um jogo Competitivo onde cada round vai durar no máximo 2 minutos, não tem como comparar com a dopamina de conquista de uma missão em um jogo single player. Se você não quiser abandonar seu Valorant ou CS2, tente pelo menos não jogá-los ANTES da sua jogatina single player.


Espero que esse artigo ajude quem esteja com algum problema em aproveitar os jogos. Se mais algum ponto estiver impedindo vocês de se divertirem, podem deixar nos comentários.

Compartilhar esse Artigo
Seguir o Autor:
Fundador do Matilha Gamer. Gamer que começou no Super Nintendo com Super Mario World e hoje é viciado em documentar tudo que zera em seu backlog, desde JRPG's até Soulslikes.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários