As conversas nos jogos no decorrer dos anos evoluiu de forma considerável. A maioria dos jogos atuais usa o esquema de ficar alternando a câmera entre o falante sistematicamente, como fosse um podcast. Ghost of Yotei conseguiu deixar isso melhor, focando em seus cenários lindos.
Essa obra da Sucker Punch venho para ser um dos jogos mais lindos do ano e não é a toa: cenários que parecem ter sido pintados a mão são um dos maiores destaques do jogo. Em minhas poucas horas de gameplay, eu reparei em algo que os desenvolvedores tiveram uma boa sacada em fazer: variar um pouco nos diálogos.

A maioria dos diálogos dos jogos se resume no mesmo padrão e não tem nada de errado com isso: os personagens ficam um de frente para o outro enquanto a câmera vai mudando para o falante do momento. Baldur’s Gate 3 faz isso muito bem com o motion capture do rosto dos personagens, onde podemos ver as expressões dos personagens como se realmente fossem pessoas reais. O problema é quando os jogos não são tão bem feitos nessa parte e fica algo mais robótico.
Ghost of Yotei traz uma boa funcionalidade para esse tipo de diálogo: a câmera não fica somente nos personagens enquanto eles falam, mas também passeia pelos cenários lindos do jogo, deixando os personagens em segundo plano. Isso é genial. Fica tão cinematográfico e menos cansativo do que ficar só olhando para os dois personagens falando na tela.
Por mais que nem todos desenvolvedores tenham grana ou tempo para focar em mocaps de rosto para expressões, usar de outros artifícios para deixar os diálogos mais interessantes pode ser uma boa opção.

Quais outros jogos usam de diálogos de forma interessante para vocês?
